Especial carnaval: Como fazer malas

Se tem uma coisa que eu sei fazer na vida, são malas. Como tenho a família toda espalhada, eu sempre viajei muito e por muito tempo. Eu passava todas as minhas férias de escola na casa da minha vó no interior de São Paulo ou na casa de uma tia do interior de Santa Catarina e quando fiz uns 10 anos comecei a fazer minhas próprias malas. Nada da minha mãe escolher mais minhas calças moletom coloridas anos 90. Ao longo desses anos nômades todos, fui aperfeiçoando a técnica de fazer cada vez a melhor mala e estou aqui para compartilhar da minha sabedoria para vocês.

1. Faça uma lista de dias que você vai passar viajando e do que você pretende levar.

Antes de começar a escolher roupas, conte quantos dias e noites você vai estar viajando e quais serão as possíveis atividades. Depois você faz uma lista de tudo que precisa levar para não esquecer nada. Se eu não colocar alguma coisa na listinha, é bem provável que eu esqueça de levar, então coloca tudo: meias, desodorante, pente, aquele shorts que você adora que combina com tudo, pijama, carregador de celular, bateria extra da câmera. Eu gosto também de colocar na lista as roupas que eu estarei usando para viajar, o que tira alguns itens da mala, que geralmente são as coisas mais volumosas: seu maior par de sapatos, calça jeans, aquele sutiã que amassa e um casaco. Independente de onde e como você vai, sempre há a possibilidade de passar frio, principalmente dentro de ônibus intermunicipais.

2. Leve apenas o que você consegue carregar.

A não ser que você tenha um escravo e/ou um namorado bombado para carregar suas malas (e ele provavelmente também estará com as próprias malas), lembre-se de que quem vai levar suas coisas é você. Mesmo que você fique em apenas uma estadia, você vai ter que carregar a mala até seu hotel/hostel/casa do airbnb e trazê-la de volta. Então pense bem se as roupa e os sapatos extras, cosméticos e se seu secador de cabelo compensam o pesinho extra.

3. Escolhendo a mala:

Antigamente, eu gostava muito de enfiar o máximo de coisas possível em uma mochila, sempre que viajava por menos de uma semana, mas eu tenho as costas ruins e simplesmente. não. aguento. Essa é uma escolha pessoal, mas aprendi que mochila amassa muito as roupas e que é muito mais difícil de achar o que você quer sem fazer uma bagunça. Mochila só é prático realmente em viagens de mochila, obviamente, onde você vai trocar muito de destino. Eu também só levo malas sem rodinha se for ficar no máximo 3 dias, numa casa com piscina, onde eu não iria sair a noite, então seria bem leve.

3. Escolhendo a quantidade certa de roupas: 

Tem algumas regras que eu sempre sigo: a primeira é que tudo que você levar deve combinar entre si. A maioria das minhas roupas são pretas, então meu armário inteirinho combina, mas se você gosta de estampas, essa é a hora de ser neutro (desculpa). Escolha partes de baixo (calças, bermudas, saias) neutros, aí as partes de cima (blusas e vestidos) podem ser coloridas. É legal que cada blusa combine com todas as partes de baixo, para que você tenha mais opções. Essa também é a hora de perder o medo de repetir roupas e aparecer em todas as fotos com o mesmo look. Alguém está te pagando para fazer look do dia todos os dias? Então desencana. Roupa de sair à noite geralmente não suja muito, então você até pode repeti-la sem medo uma ou duas vezes, só alterando os acessários. Se você for viajar mais de uma semana, sujiro que tente lavar suas roupas no meio da viagem, principalmente se for um mochilão.

4. Leve suas roupas preferidas.

Eu acho que a mala de viagem tem que ser a extensão da melhor parte do seu armário. Aquela saia que vai com tudo, aquela blusa do tecido gostosinho, aquele all star que já tem o formato do seu pé. Geralmente em viagem a gente passa o dia todo andando e em situações novas e é muito melhor fazer isso com roupas que são suas melhores amigas. E, ó, dica da tia: não leve roupa nova, bolsa que você não sabe se cabe tudo e aquele sapato que faz tempo que você não usa e não lembra porque deixou de usar. Em viagem já acontecem mil imprevistos, então evite ficar desconfortável com você mesma e levar coisas que poderiam se tornar só mais peso na mala. Isso vale para acessórios também.

5. Dicas pontuais para levar pouca coisa:

  • O dobro de calcinhas/cuecas que os dias que você for viajar, para emergências (a menos que vc vá para a praia, já que provavelmente vai ficar o dia todo de bikini, então dá para levar só 50% a mais). Tem gente que leva absorvente diário, mas eu não gosto, acho que ocupa muito espaço e não é muito saudável, além disso, nunca realmente protege as calcinhas de sujarem.
  • Um sutiã extra no frio, dois sutiãs extras no calor (se for só um fim de semana, eu vou só com o que está no corpo).
  • Leve só duas roupas extras para emergências, uma parte de baixo para cada três dias e apenas uma calça neutra.
  • No máximo três pares de sapato: um chinelo, um sapato confortável e outro bonito. E lembre-se que seus sapatos precisam combinar com todas as suas roupas.
  • Evite roupas que amassem. Sério, gente. Pra quê?
  • Enrole blusas e vestidos de tecido molinho para economizar espaço. Roupas mais estruturadas (como jeans e couro) cabem melhor dobradas.
  • A primeira coisa que vai na mala são sapatos, porque são pesados. Depois vão as roupas e a necessaire. Coisas pequenas vão no cantinho. Eu gosto de guardar cada coisa em sacos de pano separados (um para roupas, um para calcinhas e meias e cada sapato no seu saco) para que nada suje. E, claro, não esqueça de levar sacola para roupa suja!
  • Coloque shampoo, condicionador e creme naqueles potinhos de farmácia. Dura muito e ocupa bem menos espaço que a embalagem inteira. E não esqueça de colocar cada potinho em um saco plástico para evitar que derrame nas outras coisas da mala.
  • Isso vai de cada um, mas só leve o essencial de maquiagem, o que você usa todo dia e aquela paleta neutra de 4 sombras.

É isso, essas são minhas dicas para tentar levar o menor número de coisas possível e poder viajar confortavelmente, sem carregar muito peso e ainda poder comprar umas coisinhas. Nunca esqueça sua toalha!

Deixe um comentário

